sexta-feira, março 16, 2007

A primeira palestra a gente nunca esquece! : )

O colega de trabalho Marcus Fernandes, Gerente executivo de vendas corporativas da ABAFILM, me fez o convite pra falar durante uma hora e meia sobre webmarketing para seus colegas de turma do curso superior de Marketing da Faculdade Marista Cearence.


Topei de forma impulsiva! Afinal, não sou de negar palanque, mas depois fiquei pensando: Vou falar de webmarketing para uma turma de alunos do curso superior de marketing. PUTZ! Onde fui me meter?

Não perguntei quando era, nem quantos alunos teriam na sala, apenas topei o desafio.

Quando se é professor, falar para alunos de 16 anos que estão aprendendo Flash, Dreamweaver e Fireworks é relativamente fácil.
Quando se é presidente de grêmio estudantil, discutir política com alunos da sua idade e falar num microfone de carro de som incitando jovens a participarem de uma manifestação em defesa da meia estudantil também é fácil.
Não sabia como era falar de webmarketing para alunos de uma faculdade de marketing.

Deixei os grilos e as dúvidas de lado, comecei a fazer uma pesquisa do que achava importante ser dito, no 63° slide do PowerPoint (é melhor sobrar do que faltar) julguei que estava bom e parei.
Batizei essa sacal apresentação como: O comportamento dos e - consumidores brasileiros e as ferramentas de webmarketing, que não passa do webshoppers da E-bit somado com uma coletânea de coisas que peguei pela blogosfera. Tem até uma parte que achei num blog onde o cara tinha copiado o texto de um site de um amigo que por sua vez tinha traduzido de um blog em inglês.

A
apresentação foi boa, a turma participou, alguns dormiram, ninguém fez perguntas do tipo: "Que relação você faz entre o marketing viral e a fenomenologia crítica do espírito quando aplicada a crítica da razão pura de Kant?", eu não tropecei e dei de cara no chão, ninguém me vaiou, o projetor funcionou e a mensagem foi transmitida de forma clara.

Saldo final: bastante positivo.

Confira a noticia no site da faculdade clicando aqui.