sábado, junho 24, 2006

Análise do game Tíbia

Levanto essa questão não porque seja contra o game, até mesmo porque estaria cuspindo num prato em que muito comi, mas sim porque, avaliando os novos MMORPG como WOW, Ragnarok e Lineage 2 fico preocupado com o futuro desse joguinho que tanto me divertiu e me tirou dos nervos.

Farei uma séria avaliação para tentar vislumbrar o futuro desse jogo:

Quanto aos gráficos:
Bem, quem joga desde o começo sabe que melhorou um pouco, mas não pode melhorar muito mais porque é caracteristica do jogo, é 2D! E tem de continuar sendo 2D. Gráfcos estilo Zelda. Mas pelo amo de Deus , tem umas coisas que a CIP deveria ter mais consideração! Observe as montanhas e os barcos! RPG MARKER faz jogos com gráficos de melhor qualidade. Acho que a propria CIP não vê futuro no game.
Só tem 4 outfits para FA (Free Acount) e 8 PA (Premium Acount), além do que as outfits não mudam de acordo com o item que o personagem carrega consigo.

LAG

Porque Tíbia tem tanto lag?

Porque o game não é dividido em mapas, o cenário é unico, ou seja, toda a informaçãodo que esta acontecendo é enviado para todos os players independente de onde eles estejam. Imagine a quantidade de informação que é enviada, agora imagine se fosse dividido em mapas como ocorre com praticamente todos os outros MMORPS.

Será que isso gera sobrecarga?


HISTÓRIA

A história de um jogo não pode vir somente com o propósito de validar a existência de seu mundo, mas também envolver o jogador nele. A história de Tíbia se passa toda no passado não tendo uma relação direta ao player no decorrer do jogo, sendo assim deixa em aberto a razão de diversos acontecimentos tal como o PvP, em que jogadores se matam por propósitos pessoais e não por propósitos envolvidos com a história do jogo. O fato desta relação de história e game ser algo muito indireto, transforma Tíbia em jogo muito pobre em questões de RPG.

COMBATES

Porque o combate é ruim em tibia? Primeiramente, todos vão dizer somente por aparecer números e fumacinhas sem nenhum GIF e movimento do char, mas não é só isso.


Começando com a preparação pra um combate em tíbia. Vida, em qualquer jogo, você precisa estar com sua barra de vida em boas condições pra enfrentar batalhas que tomem um pouco de trabalho. Em tibia, não é diferente, mas o que acontece? A vida recupera MUUUITO lentamente, o que isso resulta? Você demora demais pra se preparar para um combate, torna o jogo lento, além da espera ser chata e sem graça. Poção de vida? Recupera pouco em tíbia, além de que pode ser um tanto caro. Runas e magias? Recuperam, mas infelizmente, o MP também demora pra recarregar, ou seja, não adianta você ir com a vida cheia e sem o MP cheio... resultado? Mais espera.

- Runas de ataque: em quanto tempo um mago faz uma porção grande de runas? Demora muito tempo em tíbia, digo por conta propria, alguns magos gastam toda a semana fazendo runas para no fim de semana torrar todas em um combate.

- Summons: eles não te protegem, só atacam e ainda roubam XP sua. Vale mesmo a pena gastar MP para fazê-los? Talvez sim, mas em outros MMOs logicamente que rende bem mais além dos mesmos te protegerem (tanking/blocking).

- Caçadas: por causa do lance do MP, vida e runas, demoram 1 semana pra preparar uma, em um jogo de MMORPG qualquer é possível se preparar em menos de 20 minutos, ou seja, mais diversão.



Em Tíbia não existem grandes táticas de combate, run and shoot são o básicos de qualquer jogo, existem apenas 3 modos de combate em Tibia. Runas de bloqueio e essas coisas duram muito pouco tempo, além de ser difícil fazê-las (e lerdo), não existe nenhum tipo de ataque especial no tíbia, nenhuma arma faz algo de especial (a não ser luz).

Competição louca por XP, em quase nenhum jogo é assim, onde você tem que gritar "MINEEEEEE" que nem um louco se não o cara vai lá e rouba seu monstro, MMORPGs comuns não deixam roubar um monstro que você já atacou
dai os tibianos falam: mas e para matar bixo em grupo? Bem, existem coisas chamadas GROUPS/PARTY, tem até um sistema parecido em tibia, mas ele não funciona para esse propósito (o que é um disperdicio... CIP é muito burra ou muito vagal).

PVP

Primeiramente vamos aos principais aspectos de combate oferecidos por Tíbia.

Locomoção: A locomoção em Tíbia é através de quadrados e não só por esta razão, mas devido a LAGs e Glitchs do próprio jogo, fica prejudicada a movimentação durante um momento “tão importante” que é a luta entre jogadores.

Limites: Tíbia oferece um número muito limitado de magias, lembrando que muitas são compartilhadas, não contribuindo assim na diversidade entre classes, sem contar que as próprias classes não oferecem isso também, por se resumirem em apenas quatro.

Estâncias de Combate: Em estâncias de combate, Tíbia oferece apenas Run, Attack e Block, simplesmente o básico do básico, digno dos primeiros joguinhos de luta.

Equipamentos: Os equipamentos (escudo/arma) de tíbia funcionam fora de um padrão, sendo que não exigem do player uma característica em especial para serem usados, basta que o você apenas o tenha.

Diante de tantos limites, problemas e falta de padronização, é possível ver que a estratégia no PvP de Tíbia fica completamente prejudicada. De nada adianta um sistema de PvP, se a variações de táticas e vantagens de um player para outro são mínimas. A estratégia na batalha fica de lado deixando que o level decida quem irá vencer.

O PvP de Tíbia não tem um motivo ou relação direta com a história, simplesmente não há uma razão no game para lutas se não o propósito pessoal de cada jogador, empobrecendo o Role Play e o próprio PvP.

O Sistema de PvP em Tíbia é incompleto contendo apenas PvP (Player VS Player) e PvE (Player VS People Environment), não existem guerras entre guildas, facções, ou por qualquer outro motivo que seja.

Cenários

Essa categoria está dividida em 3 partes: cidades, cenario e cavernas.

Começando com algo que não pode faltar em qualquer jogo medieval cavernas.

As cavernas em tibia têm grandes problemas, um deles são os monstros, em tibia não existe quase nenhuma caverna com uma história de fundo nela, ou seja, é só uns buracos com varias salas cheias de monstros que não tem nada a ver um com o outro, parece um zoológico. Tenho um bom exemplo disso: existe uma área em tibia que é o reino dos mortos, mortos vivos e mais morto vivos, ok, ai tudo bem, mas como eles explicam a presença de 1 dragão lorde, 2 dragões, uma aranha gigante, 2 aparições e alguns outros monstros JUNTOS na mesma sala apenas esperando os jogadores chegarem? Bem, meio sem nexo, não? Como os monstros conviviam pacificamente até os heróis chegarem (todos vêm com a vida cheia)??? Como os dragões sobreviveram lá e porque não fogem?

Outra coisa é: os monstros não sobem escadas mesmo tendo mãos, porque um orc para de atacar um humano que subiu uma escada? Os temíveis orcs de tibia tem medo de escadas? OU SERÁ QUE A CIP TEM PREGUIÇA DE PROGRAMAR OS MONSTROS PARA SUBIREM? Dai os tibianos falam: para não lurarem os monstros, haha só em tibia ocorre esse chamado LURE, porque em outros jogos, quando você sai da área onde o monstro fica, ele para de te seguir e retorna para lá, DIFICIL DE PROGRAMAR? Não.


Cidades:
Primeiro de tudo: Cadê os cidadãos em tíbia, só tem uns vendedores ali e acabou? Tem um ou dois NPCs em cada cidade que esta ali só pra enfeitar, ah, esquecemos que tibia não da pra fazer uma cidade ficar populosa ou todos ficamos presos, isso é um erro de jogabilidade horrível mas não cabe a mim falar isso nesse artigo, Tibia da pra LURAR montros, mas incrivelmente a guarda da cidade não faz nada, pode ter uma guerra nas ruas que nada irá acontecer.
NOTA: até MMORPGs antigos como UO tem um sistema de segurança nas cidades.


Cenários:
Você provavelmente já viu uma montanha em tíbia, achou real? hehehehehehehe Provavelmente NÃO, tiles mal feitos? Sim. Da para perfeitamente fazer uns Tiles na diagonal, vários jogos 2D tem isso.

Outra coisa, em tibia, já que da para lurar monstros, os DEVs não se preocupam em por obstáculos, a famosa ponte dos anões é recheada de aranhas gigantes matando os pobres newbs tibianos.

Economia

Ok, vamos direto ao assunto
Tibia, tem economia estavel? Não.

Agora os tibianos perguntam: porque?

A resposta é simples: tibia não tem crafting.

Vou explicar qual a relação entre a economia e o crafting.

Seguinte:
De 1 ano pra cá, em um server qualquer, se nós somarmos os Leveis de todos os jogadores e depois somar novamente depois de 1 ano, o numero terá aumentado certamente, em uma escala grande

Ok, como isso influencia na economia.

Vamos usar o exemplo da espada de fogo (firesword), em 2002, quando tive contato com tibia, uma firesword custava em media 15, 10k, ninguém vendia por menos e ninguém comprava por mais, mas, de onde vem essas firewords? Dos monstros, lógico, porque em Tibia, não existe crafting, você só vai conseguir ter dinheiro para comprar essa arma quando for lvl alto e tiver grana.
Pense bem, se tu tiver lvl alto, para que comprar uma firesword se tu já vai poder matar um dragon ou ir com os amigos numa caçada e conseguir uma facilmente? Obviamente, você não vai comprar uma.

O que acontece quando não há compradores? Os preços caem.


Fiquei surpreso quando um amigo que jogava me falou que firsword era 5k, e não 15, motivo disso, a quantidade de players que podem conseguir fireswords em mosntros aumentou muito, logo não tendo pra quem vender, os vendedores tiveram que baixar o preço drasticamente.


Porque isso acontece?
Porque Loots bons, não deveriam ser adquiridos através de monstros, mas pelo crafting assim, de quem os players iam comprar? Dos crafters que vendem.

É por isso que tibia tem a economia mais instável de todos os MMORPGs, daqui a algum tempo, não duvido que o preço da espada de fogo esteja muito mais baixo.

É por isso que a economia tibiana não funciona
simplesmente, mal pensada

Tibia poderia ser um jogo razoável, mas os DEVs não tão nem ai por jogo
e os tibianos tem que se ligar que os DEVs (CIP) são incompetentes a ponto de não perceber coisas tão simples como a economia, já que é um jogo ONLINE, qualquer tibiano se espantaria ao conversar normalmente com os DEVs de um jogo e ver os updates regulares que são feitos em quase todos os outros MMORPGs.

Penalidade de morte

Dentre as diversas características do jogo esta seria a principal por mais afastar que atrair jogadores. Simplesmente não se pode olhar para algo como a Penalidade de Morte em Tíbia como uma vantagem, não só por ser exagerada, mas por contribuir no desenvolvimento de reações negativas, tanto para a comunidade como para o próprio jogador.

Quais seriam estas reações? As principais são Stress, Ódio e Depressão.

O Stress por prender o jogador a um limite contínuo e crescente que deve ser policiado por ele mesmo, inibindo o aproveitamento do jogo.

O Ódio pela pessoa que o matou ou pelo próprio jogo caso o motivo de sua morte seja algo técnico.

Depressão, convenhamos que ninguém treina um char para que venha perder tudo a frente, depressão após a morte em Tíbia é grande devido o exagero da penalidade.

Mesmo que seja imperceptível para um “viciado”, a pena por morte é a base das principais reações emocionais negativas, quebrando o conceito de jogo, o qual vem com o propósito de proporcionar entretenimento. Agora, se para algumas pessoas entretenimento é sofrer, sentir pressões emocionais conseqüentes de um jogo, me desculpem, mas estas pessoas devem ser caracterizadas como masoquistas. =|

Não só por reações emocionais, mas a pena por morte faz parte de uma das maiores “barreiras” estabelecidas por Tíbia a seus jogadores. Não existe propósito em estabelecer limites e preços tão altos em um mmorpg a ponto de decepcionar as próprias pessoas que o jogam.

Outro ponto que gostaria de comentar é sobre o tal “medo” causado por essa pena de morte, chegando a ser visto pelos tibianos como uma vantagem por ser um sentimento tão real conseqüente da alta pena. O medo em jogos nunca é um medo materialista, “o medo da perda”, devida suas reações negativas citadas acima. Existem métodos de se provocar medo em um jogo sem prender seu jogador a limites, quem nunca jogou alguma série de Resident Evil na vida? O problema é que esse método exigem uma certa imersão ao game, tal qual Tíbia não tem como oferecer.

Imersão

Nada melhor em um jogo que se sentir na pele de seu próprio personagem. O que Tíbia oferece em aspectos de Imersão? Nada, gráficos, engine gráfica, jogabilidade, som, mal uso da história e diversos outros problemas do jogo, criam uma situação incompatível com o principal conceito de imersão, que é o realismo, e contrariando o que muitos pensam, gráficos é apenas uma parte do problema.

Em defesa os tibianos dizem que a pessoa deve ter capacidade de imaginação e role play para jogar tíbia, mas uma coisa é comparar características entre jogadores, outra é criticar características do jogo, visar falhas do jogo como vantagens é simplesmente ridículo.

Então vamos analisar:

- Tibia tem o gráfico bom? não? Todo mmorpg decente tem.

- Tibia tem som? não? Pelamordedeus! Jogos do Atari tem som!

- Tibia tem mais que 10 classes? não? Todo mmorpg decente tem (ragnarok tem 42, wow umas 60 e lineage 2 eu até perdi a conta)

- Tibia tem mais de 400 monstros? não? Todo mmorpg decente tem (o triplo, quádruplo, quintuplo)

- Tibia é popular? não? Todo mmorpg decente é (wow tem cerca de 5k de jogadores e ragnarok uns 10k, e tibia?)

- Tibia tem um mundo grande? não? todo mmorpg decente tem (só prontera cidade de Ragnarok é maior que carlin, thais e venore juntas)

- Tibia tem montaria e crafting (o mínimo dos mínimos)? não? POIS QUALQUER MMORPG SEM SER DECENTE TEM, OU SEJA, TIBIA É MAIS QUE INDECENTE

Ou seja, no final disso tudo, eu tiro uma conclusão: tibia não é e jamais será um mmorpg decente,
Tíbia é um jogo preso ao passado com desenvolvedores incompetentes, updates não vão resolver o problema de Tíbia. Não vejo espaço para Tíbia.

Adaptação de diversos textos da Internet

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:41 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:48 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Caro amigo Rafael, como pessoas maduras jamais discutiríamos assunto tão fútil de forma tão exposta. Mas por outro lado acho que somos maduros o suficiente para não precisarmos ser maduros em tempo integral, então vamos começar:

gráficos: surpreende-me você como alguém que trabalha indiretamente com isso ter uma visão tão limitada deste assunto. Os gráficos deveriam servir em um jogo para melhorar a jogabilidade e interatividade do jogador com o game, e não ser o seu único atrativo. É exatamente por opiniões estreitas como esta que filme como "Poseidon" ainda tem bilheteria, tal como Ragnarok são escravos do CGI onde em seu desenvolvimento são priorizados gráficos e efeitos sendo deixado de lado um bom enredo ou uma jogabilidade mais apurada.

LAG: Todos os MMORPS tem LAG sem exceção, falo por experiência própria e se alguém discordar seria muito bem vindo nesta mesma seção de comentários, não preciso mencionar também que moro em cima de uma LanHouse e comentários sobre lags (tb em ragnarok) são inevitáveis. Tibia teve um problema com LAG além do que se pode tratar por normal em tenebra (mundo onde vc jogou) não por culpa do Tibia mas de uma infra estrutura medíocre e decadente encontrada em um servidor brasileiro, tanto que você pode verificar o que estou dizendo na própria página do Tibia, onde menciona que depois de tantos problemas com a performance do servidor brasileiro o transferiu para a Alemanha onde estão tantos outros.

HISTORIA: Particularmente custei a entender esse comentário, em outras palavras considero-o absurdo, e estou certo que este em especial foi copiado pois você como bom RPGista sabe que 95% dos RPG's tem toda a sua história tratada no passado, essa é a magia, a ilusão. Nós crescemos assistindo Dundeuns and Dragons, batalhas contra dragões, ciclopes, beholders e outros seres fantásticos. Ninguém quer jogar RPG para enfrentar traficantes da Rocinha, ou batalhar contra as FARC, Al Queada enfim. PVP é pra quem quer existem mundos Non-PVP, mas se vc entra em um mundo PVP dance conforme a música, PK existe em todos os MMORPG PVP e sempre existirão.


COMBATE: Combate nunca foi ruim no Tibia e fica melhor a cada update, vez um exemplo um druid/sorc pode fazer inúmeras táticas de ataque e o melhor, PARALELAMENTE, enquanto o mesmo ataca com seu cajado/cetro pode usar runas de ataques mísseis, soltar campo de energia/fogo abaixo do monstro e fugir ainda atacando se necessário, interagindo com o terreno, relevo e objetos no local. Enquanto no ragnarok vc fica com o dedinho enfiado no botão do mouse posicionando em cima do monstro enquanto o "bonequinho" faz todo o trabalho (divertidíssimo).

Mais uma vez desatualizado, sorc/druid não precisam mais de runa pra caçar, pode-se utilizar o cetro/cajado e as mana sobe em velocidade extremamente aceitável se o mesmo quisesse ataque constante usaria uma espada. quanto a summons, são excelentes sabendo utilizá-los vc não pode usar um summon que ataque uma área e ficar do lado do alvo esperando que o summon ataque somente a criatura. Mais uma vez vemos o quanto as táticas do Tibia são extensivas.


Convenhamos, disputa por monstros existem em todos os RPG's por uma razão extremamente simples, faz parte do jogo e nenhum game impõe penalidade ou limite quanto a isso a XP é distribuída de forma proporcional ao dano causado na criatura. Todos querem XP simples assim.


Poucas magias? certamente nos foruns esse não é um problema relatado, quem joga ou quem conhece sabe que tibia tem as magias necessárias para uma jogabilidade extraordinária, não precisa ter 20 magias para uma mesma coisa quando existe uma em diferentes níveis que supre de forma eficiente esta demanda.

PVP: Acredito já ter contemplado este tópico, mas só um breve comentário: PVP é PVP, Non-PVP é Non-PVP mas disputas bobas por castelos é realmente hilário.

CENARIOS: "Convivência dos monstros? como os dragões sobreviviam? Orc subindo escada?" Psiu... só lembrando, é um RPG, não é um tamagoshi nem the sims, por um momento pensei sobre ter finalizado Mario Bros sem ter de leva-lo nenhuma vez oa banheiro.

Não existe LURE em tibia, isso foi corrigido a quase dois anos.

Quanto ao guarda da cidade não fazer nada, deve ser porque nenhum monstro entra na cidade ou por ser guarda da cidade e não guarda costas.

ECONOMIA resumindo, preços sobem e preços caem assim como nossa economia, não poderia ser melhor.

PENALIDADE DE MORTE Se você morreu das duas uma, você não é um bom jogador, ou você se expôs o suficiente para que isso acontecesse. Se você morreu, deve correr o risco de perder com isso em skills, xp e equipamentos. Mas não estando preparado é simples, ragnarok, é quase como finalizar o Street Fighter usando um cheater pra ficar imortal, que mérito hein!!!

Para um jogo sem som e com gráficos simples, a jogabilidade de TIBIA é de tal forma extrema que seus jogadores e fãs sem mesmo lembram destes fatores durante o game. É um jogo difícil, em inglës o que separa de forma seletiva seus jogadores, meio no estilo "achei que vc estava pronto para um desafio, como não está tem várias opções como Ragnarok. A vc quer jogar Tibia? Faça download, Tibia não faz o estilo caixa de sucrilhos enquanto "outros" precisam disso.

E vejam só este link, orgulhosamente mostro que mesmo com todas estas supostas limitações na seção de RPG da superdownloads tibia está em primeiro lugar com esmagadora diferença entre ele e ragnarok.

Tibia - 234.410 downloads
Ragna - 51,223 downloads

http://superdownloads.uol.com.br/programas/listagem.cfm?Cat=8RPG&filtro=&ordem=2

11:53 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Bem Rafael, eu nao o conheço, jogo Tibia há 3 anos em Isara onde vc começou também e me admira muito você dizer que é um jogo sem guerras( será que eu entendi errado?). A disputa política em Tíbia é um fato tão marcante que daria uma ou muitas Teses de Mestrado.
Tíbia não é e nem nunca foi um joguinho infantil e finalizado.
Concordo em algumas coisas mas existem contradições no seu comentário como por exemplo a dinâmica econômica, ela é regida pelas leis de mercado como na melhor das economias capitalistas, lei da oferta e procura...que tipo de economia você esta procurando?
Como estudande de Ciências Sociais que sou, creio que antes desse sistema havia o escambo (troca de mercadoria por mercadoria) humm...não cabe aqui certo?
Há outro detalhe, a questão do lag, desisti de Knight on Line por causa do lag excessivo, e lag em 3D eh realmente insuportável você há de concordar.
A questão de lurers, isso não é mais possível ha 2 updates, os monstros retornam ao seu ponto de origem quando desviados muitos sqms de seu respawn inicial.
Os gráficos tiveram uma melhora relativa neste último update com suavização de encostas e margens de rios e mares, os barcos estão com uma aparência melhor e as águas apresentam movimento de ondas. Mas acho que a graça do gráfico do Tibia está em sua simplicidade, quase uma inocência se for ver, característica de um brinquedo, (a vida real já eh tridimensionada, acho meio cansativo estar a todo momento nesse ambiente.)
Rafael, quanto a história creio que há um detalhe importante, porém poucos players sabem, cada cidade tem uma biblioteca, nela você encontra nos livros disponíveis a história de cada uma, como surgiu, quem são os invasores e onde se instalaram, guerras históricas e heróis lendários que estao nos cemitérios locais e que deram origem a objetos escondidos que são as desafiantes Quests.
Como bom rpg, é um jogo de livre arbítrio, você é responsável pelo seu desenvolvimento, tanto social (relações entre players)quanto econômico e aprimorar as suas habilidades de luta pela sobrevivência. Cabe ao player se desenvolver.
Como uma boa vida de livre arbítrio, cada um é o que é, e morrer é parte de qualquer jogo, quem morre perde, e quem perde realmente tem que perder algo, assim aprende a se aprimorar mais, mas muitos players infelizmente, diante da falta de coragem, esforço e paciência desistem diante das dificuldades.
Por exemplo, quando um lutador de Judô ou qualquer outra luta perde uma disputa ele pode voltar pro tatame e se aprimorar, ou se enfiar num quarto escuro e amaldiçoar a derrota. Realmente este dificilmente irá vencer um dia.
Um abraço,
Luciana.
Tibia Isara, Hakadell/Elite Knight/level 88.

1:32 PM

 
Blogger R said...

Sou da mesma opinião que o Rafael, não se pode considerar bom um mmorpg que não tem som, tresanda de Lag e o grafismo é uma coisa da idade da pedra.
Nunca joguei tibia é verdade, mas conheço o estilo do jogo, vi muitos screenshots mas nunca testei, mas de acordo com o que vi considero Ultima Online(1997) um jogo bastante superior, que não sendo free ou OS, pode ser jogado como tal

9:12 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Tibia tem muito roleplay

9:44 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Falou tudo Rafael ;D

Tibia é uma merda e pronto ¬¬"

7:08 PM

 
Anonymous Gui lordmancer said...

Tibia e lixo,jogeum lordmancer e igual mas nele vc faz amigos,cria gangs e clas domina as cidades do jogo com sua gang ou cla,tem pra pc e celular(gratis)

9:00 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Tibia?
O primeiro RPG.
Pergunto pra vocês que falam isso, tem certeza disso?
Não vejo nada contra os graficos,mas ODEIO
1-LAG
2-Cenarios PARECIDOS.
3-Ataque deitado saindo numerozinhos.
4-Jogo totalmente em ingles sem suporte nenhum para os BRS.
5-Voces continuam jogando tibia por um unico motivo:
Para não serem zuados pelos varios nerds tibianos ^^.
Ah e fodase tibia,jogo mal feito,mal acabado,recebe uma atualização em 10 anos,
NEM UM ANTI-HACKER ESSA MERDA TEM.
UPO PRO LVL 500 EM 1 DIA.
VENDO A CONTA PRA UM NERD E FICO RICO :DDDDDDDDDDDDDDDDDDD

1:10 PM

 

Postar um comentário

<< Home