quarta-feira, maio 30, 2007

Para empresas, trabalhador não domina PC

SÃO PAULO - Estudo revela que 28% das empresas tem dificuldade em recrutar trabalhador para dar suporte a redes e PCs.

Estudo realizado pelo comitê gestor da internet no Brasil, o Cgi.br, aponta que as empresas se queixam de falta de qualificação e experiência por parte dos trabalhadores que se candidatam a posições na área de informática.

O Cgi.br ouviu 2,4 mil empresas com mais de dez funcionários em todo o país. Nas entrevistas, 16,7% das empresas afirmaram ter contratado no último ano ao menos um novo funcionário para cuidar da rede da empresa, instalar PCs, dar manutenção nos equipamentos e ensinar os demais trabalhadores a usar as ferramentas de internet e computação pessoal.

Entre todas as empresas, 28% afirmam ter dificuldades em encontrar um profissional qualificado. Entre as empresas que efetivamente realizaram seleção de funcionários, 42,3% dizem ter enfrentado dificuldades. A principal queixa é a falta de conhecimento sobre hardware e software por parte dos candidatos. Outra reclamação foi a falta de experiência profissional.
O mesmo estudo aponta que 94,8% das empresas têm acesso à internet, mas só 38,8% de seus trabalhadores podem usar a web no trabalho. A análise revela ainda que menos da metade (48,8%) delas tem web site.

O principal uso da internet nas empresas é para realizar pagamentos, acessar sites de governo eletrônico e trocar e-mail com clientes, funcionários e fornecedores.