quinta-feira, maio 31, 2007

Publicidade online cresce 46% no primeiro tri

O investimento em publicidade online no Brasil teve um crescimento de 46% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2006.

Os dados são da pesquisa realizada pelo Projeto Intermeios e apresentada pelo portal UOL, durante o prêmio Top of Mind Internet, realizado em parceria com o Datafolha. A web foi a mídia que mais cresceu no mercado publicitário, que teve um desaquecimento de 2% nos três primeiros meses deste ano em comparação com igual trimestre de 2006.

Junto com a web, que representa 2,8% do mercado de publicidade, apenas cinema e TV por assinatura tiveram receitas maiores com anúncios, um crescimento da ordem de 19% e 12%, respectivamente. “O avanço dos anúncios na internet está muito ligado à evolução do e-commerce no Brasil, que cresce acima de 50% ao ano”, afirma Marcelo Epperlein, diretor-geral do UOL no Brasil.

A penetração da banda larga no país também ajudou a levar os anunciantes à internet. Segundo o Ibope, 33 milhões de brasileiros já acessam a web. “Apenas 30% dos usuários conectam-se por internet discada. Mesmo aqueles que não têm acesso em casa, usam banda larga no escritório”, diz Epperlein.

O executivo ainda ressalta que boa parte do tráfego na internet ocorre no horário comercial, diferentemente de mídias como a televisão que têm um apelo maior depois das 6 horas da tarde. Por isso, a oportunidade de crescimento é maior ainda. “A publicidade pela internet já está alcançando os patamares do mercado de TV por assinatura.”

As previsões para os próximos anos, segundo o Projeto Intermeios, também são favoráveis. Para o final deste ano, o investimento em publicidade online está previsto para a casa dos 471 milhões de reais. Para 2009, a estimativa é que o valor atinja 801 milhões de reais.

da Info