sábado, julho 22, 2006

Devaneios de uma mente DDA III


Os games do tipo RPG online são universos virtuais onde diversos jogadores conectados pela web entram em um universo virtual e interegem entre si seja fazendo comercio, unindo forças e combinando habilidades para enfrentar desafios que isoladamente seria impossivel realizar, ou mesmo se aventurando sozinho pelo mundo virtual.

O grande diferencial desse tipo de game é que cada jogador cria um personagem que começa fraco e o desenvolve de acordo com uma imagem que pode ter sido previamente projetada ou que se desenvolve de acordo com o andamento do game. Alguns jogos também permitem que esses personagens escolham entre o "bem e o mau", ou seja, o personagem se torna reflexo das atitudes do jogador dentro do game.

Entretanto como representar em game o que é bom e o que é mau?
Que principios éticos valem dentro do game?

Geralmente matar outro jogador bom é uma atitude mal, matar um jogador mal é uma atitude boa e um jogador mal matar outro jogador mal não influencia nesse status bem e mal.
Prejudir outro jogardor seja roubando ou o enganando é uma atitude má, mas que não é contemplado pela programação do game, então muitas pessoas o fazem.
Pegar o loot (itens que caem dos monstros quando eles morrem) é uma atitude má que pode ser punida reportando isso para a equipe de desenvolviemnto do game. Mas é muito dificil acoontecer.
Existe também a engenharia social maligna feita por muitos jogadores para conseguir diversas vantagens nos games.

Quando me peguei planejando fazer algumas dessas engenharias me perguntei se minhas decisões são tomadas a partir de uma possivel conseguencia ruim que elas possam me trazer ou se são tomadas por principios éticos e morais. Em outras palavras: se ninguem vai me punir então vou fazer mesmo sendo errado?

Percebo que muitos jogadores gostam de matar crianças, mulheres e a fazer coisas que no mundo real seriam absurdas.

O bom já que estamos num universo virtual, com dinheiro virtual, com bens virtuais, então enganar e ser enganado não seria anti-ético ou prejudicial? Claro que sim. Mas aprender a lidar com estelionatários, ladrões e todo tipo de gente ruim dentro de um universo virtual é bem menos prejudicial que aprende-lo fora desse universo.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

fgj g hdn q, free xxx. owe e, aul jyzmwj! tvni p cxk lk.

4:26 PM

 

Postar um comentário

<< Home