sábado, setembro 09, 2006

Conversa com colega de sala



Ontem um colega de faculdade me perguntou sobre um software de CRM para gestão de contatos. Fiquei meio na duvida sobre qual era sua real necessidade.
Alguns minutos depois conclui que ele precisava de um processo que o ajudasse a vender mais sites otimizando o gerenciamento de ligações telefônicas, pois ele pega a lista telefônica e sai ligando para as empresas oferecendo seu serviço de criação de websites.

Como ele escuta muitas respostas do tipo "- Não","- Só no proximo mês", "- Vai se f... filho da P...", "- O que é site?" e ligações que repentinamente caem, precisa de um software para criar status do tipo:
1- Já liguei pra esse n°
2- Nunca mais ligue para esse n°
3- Volte a ligar dia tal
4- Reunião marcada

Bem, disse que iria pensar em como lhe ajudar a vender mais sites.

Eis abaixo o que acho a respeito caro colega de sala:

Os pequenos e médios produtores web são os grandes responsáveis pela democratização de acesso a websites para as micro e pequenas empresas que tem necessidades simples em relação a internet. Viva aos sites institucionais e gerenciadores de conteudo!

1°- Você não concorre com os grandes produtores, e nem tente concorrer.
Atuamos no mesmo mercado, mas em segmentos diferentes.
Você, com a sua atual estrutura, nunca atenderia um cliente dele, e um cliente seu nunca pagaria o preço que eles cobram. É simples assim...

2°- Pare de ligar para seus cliente e faça com que eles liguem para você.
O grande dferencial do marketing em buscadores que é você tem a capacidade de oferecer um produto/serviço a quem esta procurando por ele. Logo você vende mais do que comprando banners em portais, fazendo (argh!) telemarketing ou panfletagem num sinal na Av. Santos Drummond (Leve seu protetor solar).

3°- Atenda muito bem seus clientes.
Se você assinou um contrato com aquela contra proposta de preço absurda do cliente, cumpra tudo a risca e o atenda a melhor maneira possível. O que vale mesmo é a boa, velha e funcional indicação.

4°- Crie uma newsletter.
Mostre seus novos serviços, apresente aos outros clientes seus cases de sucesso, grave depoimentos. Se apresente como o produtor web, não queira precer grande, você é pequeno e esse é um dos motivos de você estar sendo contratado por ele.

5°- Participe de eventos e comunidades.
Iseminar, FUGCE, imasters, webinsider - É a partir dai que você vai começar a formar seu network. Conhecendo outros profissionais e trocando idéias. Quem sabe um futuro parceiro em um projeto.

Produtores web autônomo em inicio de carreira, somos como patos:
O pato é a unica ave que anda, nada e voa.
Porém anda torto, tenta nadar e não sai do canto e quando alça voo logo vai ao chão.
Ou seja, fazem o design, satisfatoriamente, programa ao trancos e barrancos e divulga de forma errada seu serviço e o serviço/produto dos clientes.

O curso de Análise de Sistemas Web forma exatamente esse tipo de profissional: O PATO.
Temos cadeiras de design, de programação e de webmarketing, mas não vamos a fundo em nenhuma.
Se você entrar nesse curso, sem a mínima noção de internet, provavelmente desistirá no 1° ano. Aguarde as reprovações em Lógica de Programação.

Veja essas 3 áreas da web:
- Design (Photoshop, Flash, Fireworks, Corel)
- Programação (SQL, PHP, ASP, JAVA, AJAX)
- Webmarketing (SEO, CRM)

Escolha uma e se especialize, escolha outra e terceirize, escolha outra e melhores seus conhecimentos nela.

As Builds mais comuns de profissionais são:
Designer-Programador
Programador-Designer
SEO-Designer
Designer-SEO

Cabe ao aluno, que é um profissional (ou pelo menos espera ser quando se formar), deixar de ser um pato e dige-evoluir para Ornitorrinco: Continua feio, andando torto,deixou de voa, mas, nada bem melhor e agora é um mamífero.

Mas mantenha seus conhecimentos atualizados, se você escolher ser um programador, programe em pelo menos 2 linguagens.
Se escolheu ser designer esteja por dentro das tendências e tenha conhecimento teórico.
Caso contrário você vira um mico leão dourado (prestes a ser extinto!).