sábado, setembro 09, 2006

COMO FUGIR DA GUERRA DE PREÇOS



Vejo duas formas de competição mercadológica:
A guerra de preços e a agregação de valor.

Ganha a guerra de preços que tem mais capital para amargar lucros mínimos durante um bom tempo, ou mesmo, praticando dumping. Depois que os concorrentes quebram, você aumenta seu preço e recupera o capital perdido.

Isso me lembra a guerra existente aqui em Fortaleza com as redes de farmácias. Uma grande rede, que cobria prejuizos injetando capital de outra operação no negócio de venda de medicamentos. Durante um tempo foi bom para o consumidor, uma vez que adquiria medicamentos muito barato, as vezes até abaixo do preço de custo.

Depois que muitas outras farmácias fecharam, essa rede subiu seus preços. Azar do consumidor......

Quando essa rede foi em busca de novos mercados consumidores pelo sudeste do país comprou uma briga grande com outra grande rede que como resposta abriu duas farmácias aqui em Fortaleza.

Novamente, guerra de preços!
Dessa vez até a justiça entrou na questão.
Proibiu descontos acima de 30%, a rede recorreu, fez propaganda em cima, bla, bla, blá

Guerra de preços deve ser evitada sempre que possível.
A melhor maneira de se evitar essa guerra é sempre estando preparado pra ela.

A outra forma de se concorrer no mercado é apresentando diferenciais que agreguem valor ao produto/serviço.

Isso só acontece quando não se tem medo de inovar, quando se tem um ambiente de trabalho que propicie os profissionais a apresentarem suas idéias sem medo, e sejam encorajados a desenvover e colocar em prática suas idéias.

Lendo uma reportagem sobre como os funcionários do Google trabalham pude ver o melhor exemplo dessa prática:
Os funcinários tem a liberdade de formar pequenos grupos de trabalhos para desenvolver projetos.
Cada funcionário tem O DEVER usar 25% da carga de trabalho para desenvolver um projeto paralelo sem que o chefe saiba do que se trata.(Foi assim que o Orkut surgiu).
Entre outras práticas.

Conclusão:
Não basta ser grande.
Não basta ser lider de mercado.
Tem que inovar sempre.